Faaaaaaaaala galera tudo certinho?
Depois de uma pausa no Diário, retornamos com as atividades comemorando o ano novo, os novos projetos da banda (tem novidade vindo) e entrevistando o vocalista Gihl Bizzy
Nascido em PE, estudou musica na escola da prefeitura e no CEMO de Olinda (embora não tenha concluido). Largou o curso pra vir pra Sampa e junto com 4 amigos fundar a banda GRAAL.
Falamos sobre vida, desejos, desilusões…enfim, um bom papo. Com vocês, Gihl Bizzy!
BLOG: Desde quando se interessa por musica e quando entrou na sua primeira banda?
GIHL: Ah faz tempo…interesse por musica vem de muito pequeno. Me lembro de brincar de show de calouros com meus irmãos no quarto. rsrsrs…minha mãe saia e trancava a gente em casa, o jeito era se virar pra passar o tédio. Engraçado que a gente nunca deixava minha irmã brincar e ela sempre vaiava quando cantavamos…kkkkkk Primeira banda eu tinha 14 ou 15 anos…era uma banda católica. Fiz o teste pra ser back e acabei no vocal principal, mas não cheguei a tocar com eles. Só fiz alguns ensaios.
BLOG: E o rock especificamente?
GIHL: Ah, o irmão de um amigo, havia ganho um concurso em uma rádio e o premio era uma fita k-7 do Nirvana…ele odiou a fita e me deu.rsrs…Nem preciso dizer que minha vida mudou né?
BLOG: Você estudava musica em um conservatório. Qual curso fazia e quanto tempo?
GIHL: Entrei pra fazer canto mas fiz apenas teoria musical. Acho que fiz umas duas aulas praticas de canto e um ano de teoria musical.

BLOG: Como surgiu a ideia da banda?Conte um pouco da historia…
GIHL: O Graal surgiu após o fim de uma outra banda minha a “Imagem e Semelhança”. Era uma banda de rock cristão onde tocava eu e o Vini, primeiro baixista do GRAAL. Eu já não tava afim de seguir a linha e em uma de nossas sessões de videogame, pensamos em montar uma banda de pop rock. O Vini conhecia o pessoal que integrou a primeira formação e convidou eles. Me lembro que os primeiros ensaios eram em uma sala de aula no colegio onde estudavamos. Até aí normal, o que não era normal eram nossos horarios. No inicio, tanto na sala, como no estudio onde passamos a ensaiar, nossos ensaios eram das 7hs as 9hs sabados e domingos!!! Faziamos isso por que nosso guitarrista precisava ir para o “Escola da familia” e pra não prejudicar combinamos de ensaiar esse horario…Era cruel!!! Mas a recompensa era o café da manhã que tomavamos sempre na casa do Vini…kkkkk
BLOG: Você que escreve a maioria das musicas da banda. Como é o processo? Você senta e PUFF! Elas veem?rsrs…E quantas tem no total, já fez essa conta?
GIHL: rsrs…Não tenho um processo definido. As vezes escrevo uma letra e depois ponho a melodia…as vezes o contrario. Nada muito certo. Já fiz a conta sim…to com 120 ao todo…Mas acho que não sei cantar todas…rsrs
BLOG: Alguma em especial?
GIHL: Várias! Tem algumas que cansei de cantar…rsrs…mas não de gostar. Mas cada uma tem seu lugar e seu momento.
BLOG: Você se considera eclético?O que você ouve quando ta em casa? alias, o que você ta ouvindo?
GIHL: Não. Tenho até arrepio de ouvir essa palavra. rsrs…Dificil eu parar pra ouvir algo fora do rock. Tenho ouvido de relance coisas da Adele, mas só quando passa na tv não vou atras pra ouvir…Tenho ouvido sem parar Slipknot…Uma atras da outra. No momento, não vejo outra banda que tenha a atitude e o desempenho que aqueles caras…Pearl Jam, Alice in Chains…sempre to ouvindo tambem…aliás, 80% das bandas que ouço hoje são bandas que ouvia a 10, 15 anos atras…

BLOG: Recentemente o Rick Rodrigues entrou pra banda pro lugar do Dé Freitas (breve, entrevista com ele, aguardem), quantos guitarristas até agora?rsrsrs Alias, vale ressaltar que só você e o Val estão desde o inicio…
GIHL: Foram 4 guitarristas e 2 baixistas…só vocal e bateria nunca mudaram. Pois é, eu e o Val somos os sobreviventes rsrsrs…E pelo visto, vamos continuar tocando juntos por muito tempo ainda já que nem ele, nem eu temos outra coisa pra fazer que seja mais interessante…rsrs.
BLOG: Esse ano é diferente pro GRAAL né? 5 anos de estrada…
GIHL: Pois é…Começamos em Maio de 2007…Esse ano tem tudo pra ser um grande ano…Estamos retornando do recesso de fim de ano e já vamos arrumar a agenda, fotos, single…Vamos comemorar com estilo!
BLOG: Dos shows que vocês já fizeram, qual foi aquele que te deu o maior prazer?
GIHL: Ah gostei do show no CEU Vila Rubi…foi uma noite muito boa pra banda…Com autografos, fotos…muito legal mesmo…E o do Alterna Music Fest em Moema, foi um show onde tivemos o melhor desempenho em palco…
BLOG: O bom de ouvir as musicas da banda é que, dá pra sentir que são as mesmas pessoas que estão tocando elas, se é que me entende. Quer dizer, há bandas que as musicas são tão diferentes que mais parecem várias bandas tocando…
GIHL: É, sinto isso em algumas bandas mesmo…Acredito que é pelo fato de ser uma mesma pessoa que compoe. Mesmo quando o pessoal tras alguma letra, sempre dou uma mexida e tal…acaba ficando coerente sempre…deve ser isso.
BLOG: O que deseja pra banda esse ano? Quais os planos?
GIHL: Esse ano é pra ser “O” ano pra banda. Alem dos shows que já estamos vendo, tem a gravação do single com um produtor…(mais detalhes o blog vai trazer assim que tudo estiver encaminhado), o que era nosso desejo desde o inicio…ter alguem pra dar aquele Punch! no nosso som saca? e já achamos essa pessoa e acredito que vamos fazer algo muito interessante. Tambem queremos muito gravar um clip esse ano. Assim que a musica estiver pronta, iremos pensar nisso….já temos algumas ideias e acho que vai sair alguma coisa logo…

BLOG: Algum recado pra finalizar?
GIHL: Queria muito agradecer a cada um que acredita e que divulga o nosso som…Sem essas pessoas não haveria o GRAAL! Familia…amigos…fãs…Grande abraço a todos!!!
Espero que tenham gostado da entrevista,
O Diário retorno em breve pra contar mais um pouco da trajetória da banda e falar das novidades…até…